Conheça um pouco mais da história da cidade de Maetinga no estado de Bahia (BA) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!
Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de Maetinga - BA
Maetinga Bahia - BA Histórico O Município de Maetinga foi criado em 1985, desmembrado do Município de Presidente Jânio Quadros, o qual teve seu território povoado por volta de 1876, com o desenvolvimento da agropecuária e do comércio.
No ano de 1885, chegou à fazenda de nome Lagoa do Monte Alegre, o fundador do povoado João Francisco de Lima, junto com sua esposa Maria Hermelina da Conceição e seus 14 filhos.
Pertencentes das terras de Boa Vista, edificaram no local quatro casas: a do fundador, uma de Joãozinho Matias, uma de Sebastião Lima e Joaquim Lima e uma de Antônio Jorge da Silva (vulgo Antônio Bizor).
Dedicavam-se a agricultura, pecuária e ao descortiçamento das matas.
Participavam dos festejos religiosos, como o de Santo Antônio e Santa Rita, de tradição familiar, e que eram realizados na casa de Joãozinho Matias e sua esposa Maria Mocinha.
No ano de 1888, teve início a celebração das missas na casa do fundador, realizadas pelo Padre João Gilberto, e que aconteceram até o ano de 1906, quando, então, faleceu o fundador.
O topônimo Maetinga é de origem tupi-guarani, e significa: mae (monte) e tinga (alegria), lembrando, assim, o antigo nome do local, Monte Alegre.
Gentílico: maetinguense Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Maetinga (ex-povoado), pela Lei Estadual nº 628, de 30-12-1953, com terras desmembradas do distrito Joanina, subordinado ao Município de Condeúba.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o Distrito de Maetinga figura no Município de Condeúba.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Pela Lei Estadual nº 1604, de 28-12-1961, o Distrito de Maetinga foi transferido do Município de Condeúba para o novo Município de Presidente Jânio Quadros (ex-Joanina).
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o Distrito de Maetinga figura no Município de Presidente Jânio Quadros.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.
Elevado à categoria de município com a denominação de Maetinga, pela Lei Estadual nº 4446, de 09-05-1985, desmembrado de Presidente Jânio Quadros.
Sede no atual Distrito de Maetinga.
Constituído do distrito sede.
Instalado em 01-01-1986.
Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Transferência distrital Pela Lei Estadual nº 1604, de 28-12-1961, transfere o Distrito de Maetinga do Município de Condeúba para o novo Município de Presidente Jânio Quadros (ex-Joanina).
IBGE; Wikipédia