Conheça um pouco mais da história da cidade de Ingaí no estado de Minas Gerais (MG) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!
Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de Ingaí - MG
Localização:Vale do Rio Grande, sul de Minas Gerais Fundação: 1846 Emancipação: 30 de dezembro de 1962 nos termos da lei nº 2764 Padroeiro: São Sebastião.
Em 20 de janeiro é comemorado festivamente o seu dia.
Nomes Anteriores: Arraial da Ponte e Pinheirinhos Fundadores: Capitão Francisco Pinto de Souza, Padre Inácio Franco Torres Origem do Nome O nome Ingaí originou-se da palavra indígena INGA-YBA, dado a árvore do INGÁ, muito encontrada nessa época aqui na região.
Segundo historiadores locais, existe outra versão sobre o nome da cidade; eles contam que em uma das viagens de D.
Pedro II ao município de Luminárias, onde residia um conde seu amigo, passou pelo arraial de Pinheirinhos, e viu a quantidade de árvores de Ingá; comentou: 'Este local deveria receber o nome de INGAÍ'.
Esta passagem foi tao marcante, que o nome perdura até hoje.
Evolução Histórica Desde a rota dos bandeirantes que vinham de São Paulo e adentravam as gerais, passando pelos numerosos cursos de água da Bacia do Rio Grande, Ingaí ja era povoada.
Na segunda metade do século XVII foi Construída a primeira capela, por iniciativa do padre Inácio Franco Torres, em 1775.
Em 1846, ganhou categoria de distrito do município de Lavras do Funil, hoje chamado de Lavras.
Segundo informações de habitantes da época, registradas pelo municipio, em agosto de 1890, houve séria desavença entre moradores do povoado, conhecido como Arraial da Ponte.
O capitão Francisco Pinto de Souza e mais 10 destacados moradores, resolveram sair do arraial e instalar outro povoado no lugar conhecido como Aliança.
Demoliram a Igreja Matriz do Arraial da Ponte e a edificaram em um novo local.
O povoado foi se formando com terras de patrimônio doadas e compradas, ficando logo conhecido como Pinheirinhos, e a matriz como de São Sebastião devido a fundação do novo povoado ter tido seu início no dia 20 de janeiro.
Após a construção da Igreja as famílias começaram a mudar do Arraial da Ponte, pois sentiram que no novo local o desenvolvimento teria maior acesso.
Evolução Política O município teve sua emancipação em 30 de dezembro de 1962 nos termos da lei nº 2764 do mesmo ano, tendo sido nomeado intendente o Sr.
José Pinto de Andrade.
A primeira eleição para prefeito aconteceu no ano de 1963, tendo sido eleito o Sr.
Gabriel Andrade Junqueira, que tomou posse no dia 31 de agosto do mesmo ano.
Nomes dos prefeitos desde a fundação do município -José Pinto de Andrade -Gabriel Andrade Junqueira -Jair Alves Nogueira -Gabriel Andrade Junqueira -Antonio Galvão de Rezende -Jair de Andrade Rezende -Murilo Andrade Pinto -Jair de Andrade Rezende - Antonio Galvão de Rezende - Teresinha Angélica de Paiva Paula Curiosidades Como todos arraiais, Ingaí também teve suas ruas iluminadas por candeeiros e era comum nas portas das casas reuniões noturnas, principalmente em épocas de lua cheia, onde havia sempre violeiros e sanfoneiros rememorando saudosas canções.
Um fato histórico ocorrido e que merece destaque é que em uma data não informada, um raio caiu sobre a Igreja deixando-a em chamas, que a destruiu.
As pessoas piedosas da época, prometeram construir outra igreja no mesmo local, rogaram a São João Batista pedindo que tal fato não ocorresse novamente e para tal prometeram acender todos os anos uma fogueira com quantos carros de lenha fosse possível conseguir, na passagem do dia 23 para 24 de junho.
Este fato se tornou tradição e até hoje nestes dias se reúnem milhares de pessoas para tão grandiosa festa, onde todos ficam maravilhados coom o grandioso espetáculo.
São na maioria lenhas verdes, que por milagre se transforma em chamas e queimam até o amanhecer do dia 24.
Há pessoas que fazem promessas de atravessar as chamas e é difícil acreditar mas, seus pés não se queimam.
www.
ingai.
mg.
gov.
br