História da Cidade de Indiana - SP

Foto da Cidade de Indiana - SP

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INDIANA SÃO PAULO HISTÓRICO Até o ano de 1906, as bacias do Rio Feio, Rio do Peixe, Santo Anastácio e o baixo Paranapanema, figuravam nos mapas de São Paulo como ? zona desconhecida e desabitada ?.

Do lado do Mato Grosso, a parte fronteira, se achava nas mesma condições, e os habitantes do sul de ambos os Estados, só podiam alcançar a Capital de São Paulo e o Rio de Janeiro, indo pelo rio Paraguai ou por Uberaba- MG.

Havia portanto, grande e premente necessidade de abrir-se comunicação entre estes dois Estados.

Dr.

Francisco Tibiriça, Paulista empreendedor, entrou em contato com os Governos de São Paulo e Mato Grosso e obteve concessão para abrir uma Estrada de Rodagem que, partindo de São Matheus, na comarca de Campos Novos do Paranapanema, em São Paulo, atravessando o Rio Paraná, fosse sair em Vacaria, em Mato Grosso.

Para o empreendimento, o Dr.

Tibiriça formou uma sociedade, com o Coronel Arthur de Aguiar Diederichsen, proprietário de grandes fazendas de café na região de Ribeirão Preto, tido como homem de ação.

A firma tomou o nome de ?Diederichsen & Tibiriça?, iniciando os trabalhos em maio de 1906.

Para chefiar esses trabalhos foi contratado o Capitão Francisco Whitaker.

No inicio da construção, a área era habitada pelos índios Coroados, Guaicurus, Terenos, Tupis, Guaranis e Tupiniquins, com os quais foi necessário manter contato para que não houvessem lutas.

Para esses contatos, foram utilizados os conhecimentos do Sertanista - Coronel Francisco Sanches de Figueiredo.

Inicialmente, foi aberto o ? Porto Tibiriça?, hoje, Porto VX, para recebimento e partida de tudo que seria utilizado na construção da Estrada.

Foi estabelecido nos campos de ? Laranja Doce? um posto de recursos.

Para dirigi-lo foi chamado Alonso Junqueira, que construiu o primeiro rancho coberto com zinco, no local onde hoje se encontra o centro de Indiana.

O nome ? Indiana? decorre dos inúmeros grupos Indígenas que habitavam a região.

O povoado que nasceu, serviu como base da Cia.

Viação São Paulo- Mato Grosso, a fim de controlar a Estrada da Boiadeira de São Matheus, que ligava Campos Novos a Porto Tibiriça, que hoje se encontra desativada.

São considerados os fundadores do Município o Capitão Francisco Witaker, o Coronel Arthur de Aguiar Diederichsen e Alonso Junqueira.

Elevado a Distrito de Paz e incorporado ao Município e comarca de Presidente Prudente pelo Decreto n.

º 6638, de 31 de agosto de 1934, foi incorporado ao Município de Regente Feijó, pelo Decreto n.

º 7262, de 28 de janeiro de 1935.

Indiana passou a Município, na comarca de Martinópolis, pela Lei N.

º 233, de 24 de dezembro de 1948.

A Partir de 1949, o Município ganhou grande impulso.

Foram Construídas várias pontes, a Estrada de Rodagem ligando Rodovia Oficial, bem como melhoramentos nas Vias Públicas.

Seu primeiro Prefeito foi Elias Salomão, o Vice-Prefeito Francisco Belo Galindo com período de gestão de 1949 a 1953.

GENTÍLICO: INDIANENSE FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA Distrito criado com a denominação de Indiana, por Decreto nº 6638, de 31 de agosto de 1934, no Município de Presidente Prudente.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, Indiana é distrito judiciário do Município de Presidente Prudente.

No quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Distrito de Indiana figura no Município de Regente Feijó, pertencente ao termo e comarca de Presidente Prudente.

No quadro fixado, pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939­1943, o Distrito de Indiana permanece no Município de Regente Feijó.

Assim figurando no quadro fixado, pelo Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, para vigorar em 1945-1948.

Foi incorporado ao Município de Regente Feijó, pelo Decreto nº 7262, de 28 de junho de 1935.

Elevado à categoria de município com a denominação de Indiana, por Lei Estadual nº 233, de 24 de dezembro de 1948, desmembrado de Regente Feijó.

Constituído do Distrito Sede.

Sua instalação verificou-se no dia 17 de março de 1949.

Assim aparece no quadro territorial fixado pela Lei nº 2456, de 30-XII-53 para vigorar no período 1954-1958.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituido do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte

IBGE

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