Conheça um pouco mais da história da cidade de Formigueiro no estado de Rio Grande Do Sul (RS) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!
Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de Formigueiro - RS
No município de São Sepé, surgiu a localidade de Formigueiro, que recebeu este nome por motivo das longas filas de carroças que percorriam o trajeto entre Restinga Seca e a fronteira.
Ao nome Formigueiro dão-lhe a seguinte origem: Em tempos remotos, passando pelo lugar uma comissão de engenheiros, um deles, ao ver tanta carretas no lugar, que era ponto de pousada dos carreteiros que se dirigiam para a fronteira, teria dito: - 'Isto parece um formigueiro'.
Uma estância de índios catequizados pelos jesuítas, a fazenda de São João, existente em 1750, foi o primeiro estabelecimento do território do atual município.
A população já era numerosa e o território, em virtude do desenvolvimento da então Província do Rio Grande de São Pedro e da conseqüente criação de novos municípios, foi subordinado, inicialmente a Rio Pardo, passando posteriormente a fazer parte do município de Caçapava do Sul e finalmente São Sepé.
Com pequenos proprietários, constituídos, em sua maioria, de agricultores pobres que abandonaram estâncias e por soldados que deram baixa, aos quais vieram somar-se artíficies, tais como ferreiros, carpinteiros, etc.
Após a proclamação da República, o Dr.
Antão Farina foi nomeado Diretor de Obras Públicas do estado e lançou seus olhos para Formigueiro, sua terra natal, derrubando matas, rasgando o sertão da sesmaria da aroeira e abrindo a Picada Grande.
Com isto descortinaram-se novos horizontes para o Comércio de Formigueiro.
IBGE E CONF.
NAC.
MUNICIPIOS