História da Cidade de Divina Pastora - SE

Foto da Cidade de Divina Pastora - SE

Conheça um pouco mais da história da cidade de Divina Pastora no estado de Sergipe (SE) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!

Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de Divina Pastora - SE


Divina Pastora Sergipe - SE Histórico Acredita-se que o município de Divina Pastora, distante 39 quilômetros de Aracaju, nasceu de um dos 400 currais de gado existentes em Sergipe na época da invasão holandesa.

A plantação de cana-de-açúcar, que mantinha a pecuária e prevalecia na povoação, tempos depois deu lugar à cultura da cana-de-açúcar.

Mas aos poucos os engenhos, que alavancaram a economia local e asseguravam emprego para os moradores, foram se fechando e deixando a população em situação difícil.

Não há registro do tempo exato em que a povoação Ladeira, nome dado inicialmente ao município de Divina Pastora, começou a se formar, mas há um fato que pode indicar uma data aproximada.

Quando o vigário Manoel Carneiro de Sá tomou posse da paróquia de Siriri, em 18 de fevereiro de 1700, a freguesia de Ladeira já existia.

Em 31 de maio de 1833, através de uma lei provincial, a povoação passou à categoria de distrito administrativo.

Três anos depois, no dia 12 de março, foi desmembrada de Maruim, passando a se chamar Vila de Divina Pastora.

O distrito levou muito tempo para progredir.

Só em 15 de dezembro de 1938, passou à categoria de cidade, sendo emancipada politicamente de Maruim.

Gentílico: divina-pastorense Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Nossa Senhora da Divina Pastora, pela lei provincial de 31-05-1833.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Nossa Senhora da Divina Pastora, pela lei provincial de 12-03-1836, desmembrado de Maroim.

Sede na antiga povoação de Nossa Senhora da Divina Pastora.

Constituído do distrito sede.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município denomina-se simplesmente Divina Pastora é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 2 distritos: Divina Pastora e Santa Rosa.

Assim permanecendo no quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943.

Pelo decreto-lei estadual nº 533, de 31-12-1943, que revogou o decreto-lei estadual nº 377, de 07-12-1944, o distrito de Santa Rosa passou a denominar-se Cambuatá.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950 o município é constituído de 2 distritos: Divina Pastora e Cambuatá.

Pela lei estadual nº 525-A, de 25-11-1953, desmembra do município de Divina Pastora o distrito de Cambuatá.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Rosa de Lima.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica municipal Nossa Senhora da Divina Pastora para simplesmente Divina Pastora.

Fonte

IBGE

Fotos recentes da Cidade de Divina Pastora - SE
Foto da Cidade de Divina Pastora - SEFoto da Cidade de Divina Pastora - SEFoto da Cidade de Divina Pastora - SEFoto da Cidade de Divina Pastora - SE
Últimas Cidades atualizadas pelo Brasil