Conheça um pouco mais da história da cidade de Charqueadas no estado de Rio Grande Do Sul (RS) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!
Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de Charqueadas - RS
A origem de Charqueadas está ligada ao charque (carne bovina seca e salgada).
Os tropeiros conduziam o gado até a foz do Arroio dos Ratos, afluente do Rio Jacuí.
Ali o gado era abatido e a carne transformada em charque, nas chamadas charqueadas.
Esse charque era depois transportado pelo Rio Jacuí até Porto Alegre e para outros centros do país e do exterior.
Com o surgimento de novas tecnologias de conservação como geladeiras, frigoríficos e embutidos, as charqueadas perderam força como atividade econômica.
A localidade, então, passou a buscar novas alternativas.
Um novo ciclo econômico iniciou com a perfuração do primeiro poço para a extração de carvão mineral, na década de 1950; o poço Octávio Reis era o mais profundo do país.
A partir da extração de carvão, desenvolveu-se com mais intensidade o povoamento e surgiram as principais empresas da localidade, cada uma representando um segmento: Copelmi (mineradora extrativista), Eletrosul (usina termelétrica) e Aços Finos Piratini, que deu origem ao ciclo da siderurgia e à implantação do polo metal-mecânico.
CHARQUEADAS (RS).
Prefeitura.
Disponível em: http://www.
charqueadas.
rs.
gov.
br/joomla/content/view/49/59/.
Acesso em: 11 jul.
2017.