Conheça um pouco mais da história da cidade de Camalaú no estado de Paraíba (PB) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!
Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de Camalaú - PB
Camalaú Paraíba - PB Histórico A ORIGEM DO NOME: ?Camalaú? é um nome de origem indígena.
Poderia ter sido o nome de um chefe indígena ou de um grupo de aborígines que habitavam nas imediações da área em que a cidade está situada, assim como poderia ter sido, apenas, o nome da área em que residem esses primitivos.
Segundo alguns estudiosos, inclusive Horácio de Almeida e Coriolano Medeiros, notáveispesquisadores e escritores paraibanos, ?Camalaú? seria a corruptela do termo ?CAM/B/ARA/Ú (=RIO DO CAMARÁ, do tupi-guarani).
Acontece, porém, que o tupi-guarani não era língua falada pelos primitivos habitantes da região (Cariris e Tarairiús).
Na segunda metade do século XIX, as famílias de João José Cardoso da Silva e Clemente José de Oliveira, vindos de Pernambuco, instalaram-se na região onde se situa o Município, organizando as fazendas Boa Vista e Camalaú, respectivamente.
Habitava nas proximidades a tribo dos CAIBUS, cujo Chefe Guerreiro era Camalaú, origem do nome do lugar.
Rosa Cardoso fez a doação do terreno para a construção da Igreja.
Até 1872, Camalaú pertencia a São João do Cariri, passando depois a integrar o território de Monteiro, até a data em que foi emancipado.
Gentílico: camalauense Formação Administrativa Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Alagoa do Monteiro o distrito de Camalaú.
Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de I-IX-1920, figura no município de Alagoa do Monteiro o distrito sob a denominação de Camalaú e Tigre.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pelo decreto-lei estadual nº 1010, de 30-03-1938, o distrito de Canalaú e Tigre volta a denominar-se Camalaú.
Pelo decreto-lei estadual nº 1164, de 15-11-1938, o município de Alagoa do Monteiro passou a denominar-se simplesmente Monteiro.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Camalaú, ex-Camalaú e Tigre, figura no município de Monteiro.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Camalaú permanece no município de Monteiro.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Camalaú, pela lei estadual nº 2617, de 12-12-1961, desmembrado de Monteiro.
Sede no antigo distrito de Camalaú.
Constituído de 2 distritos: Camalaú e Pindurão.
Ambos desmembrados de Monteiro.
Instalado em 19-03-1962.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o Constituído de 2 distritos: Camalaú e Pindurão.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
IBGE