Conheça um pouco mais da história da cidade de Altamira do Paraná no estado de Paraná (PR) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!
Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de Altamira do Paraná - PR
ALTAMIRA DO PARANÁ Etimologia - Altamira - Topônimo português e paraense.
É palavra formada pelos termos 'Alta' e 'mira'.
O termo 'Alta' é feminino substantivado do adjetivo 'alto', que provém do latim 'altus', designando a parte mais elevada de um ponto, região ou cidade, excelso .
O termo 'mira' origina-se do latim 'mirare', que significa cravar a vista em, fitar os olhos em, divisar, alcançar, enxergar.
do - Contração da preposição 'de' (posse), com o artigo masculino 'o'.
Paraná - Origina-se do guarani 'Pa'ra', (Pará).
.
.
mar + 'nã (anã)'.
.
.
semelhante: semelhante ao mar, rio grande igual ao mar, parente do mar.
(FF, AN).
Segundo Gonçalves Dias, o termo vem do tupi, 'pará-nã', significando rio veloz.
Origem Histórica - A região que abrange o território do município de Altamira do Paraná era um grande vazio demográfico ocupado esparsamente por famílias que se dedicavam ao extrativismo vegetal, primeiramente a erva-mate, depois a madeira.
Formou-se então uma pequena povoação, no interior do imenso município de Guarapuava.
Em 1943, com a criação do município de Pitanga, o núcleo passou a ter nova sede administrativa, pertencendo à jurisdição do município recém criado.
Através da Lei Estadual º 4.
784, de 20 de novembro de 1963, o povoado de Altamira foi elevado à categoria de distrito administrativo, integrando o município de Palmital.
Em 27 de abril de 1982, pela Lei Estadual º 7.
571, sancionada pelo governador Ney Braga, foi criado o município de Altamira do Paraná, instalado em 1º de fevereiro de 1983.
A denominação Altamira foi dada por consenso da diretoria da Companhia de Colonização e Desenvolvimento -CODAL, numa homenagem à cidade de Altamira do Estado do Pará, em 1962.
A CODAL adquiriu área de terras e procedeu ao levantamento topográfico da região já parcialmente habitada, cortou e mediu o sítio urbano em lotes e os colocou à venda, procedendo da mesma forma com a zona rural, aproveitando-se da febre colonizadora que assolava o Paraná no começo dos anos sessenta, do século XX.
Município com características econômicas baseada na agropecuária destacando-se a pecuária de corte e leite e, principalmente, a cultura do algodão entre outras.