Você está aqui:

Tsunami no Brasil? Veja o que é verdade e mentira sobre o vulcão

Notícias tem espalhado caos sobre a possibilidade de haver uma inundação na costa litorânea brasileira

Escrito por Redação em Quinta-feira, 16 De Setembro De 2021

Inundação na costa brasileira? Tsunami no Brasil? Veja o que é verdade e mentira sobre a possível inundação.

O Vulcão Cumbre Vieja é localizado na ilha de La Palma, costa do continente Africano. É uma das conhecidas "ilhas canaras" e pertence à Espanha. O formato da ilha inclusive se assemelha muito ao mapa do Brasil.

Esta ilha já é conhecida entre os geólogos mundiais há décadas e volta e meia temos muitas reportagens sensacionalistas e catastróficas em relação a esta mesma ilha. Em outubro de 2000 já lemos uma reportagem no site da BBC Brasil (clique para ler) falando a respeito do suposto tsunami e que era um risco à época.

Imagem da Ilha de La Palma

Falava-se na possibilidade de uma "parede d'água" de até 50m de altura com a possibilidade de invadir até 20 quilômetros a dentro dos Estados Unidos. A reportagem não falava do Brasil, mas também seria afetado. Na época, a Sociedade de Geologia de Londres, solicitou ao seu país que ficassem em alerta devido às sérias possibilidades desta catástrofe do tsunami acontecer.

Veja um twit do twitter que trata especialmente sobre o assunto do vulcão nas ilhas canárias aqui.

Existe a possibilidade de hoje termos um tsunami no Brasil?

Os especialistas alertam para a possibilidade do vulcão entrar em erupção, mas, por hora, parece mais uma matéria sensacionalista para atrair as atenções à pequena ilha. Nenhuma reportagem cita fatos relevantes atentando a possibilidade real de erupção do vulcão. 

Imagem da Ilha de La Palma

Fato é que existe um maior movimento sísmico na região, algo que deixa os geólogos e pesquisadores em estado de atenção. Por isso então o "alerta amarelo" emitido pela Espanha. Mas por hora não há do que se preocupar em inundações na costa brasileira ou na costa dos Estados Unidos por exemplo.

Previsão do Tempo no Clima Online

Quer saber a previsão do tempo na sua cidade? Acesse a página principal do nosso site e veja o clima de todas as cidades do País. Vai chover hoje? Vai chover amanhã na minha cidade? Qual a sensação térmica agora? Todas estas e outras informações nós temos a respeito da sua cidade.



Veja todas as informações meteorológicas da cidade de Rio de Janeiro no link a seguir: Previsão do tempo em Rio de Janeiro
Últimas Cidades atualizadas pelo Brasil