História da Cidade de Trairi - CE

Foto da Cidade de Trairi - CE

Conheça um pouco mais da história da cidade de Trairi no estado de Ceará (CE) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!

Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de Trairi - CE


O município situa-se na margem do rio Trairi e as suas terras que se estendem do rio Mundaú à enseada da Lagoinha foram conquistadas e povoadas por sertanistas e colonizadores famosos, entre os quais, Nicolau Tolentino, Marinheiro Cunha, Manuel Barbosa, Xavier de Sousa, Antônio Barroso de Sousa, e, sobretudo, João Verônica, tido e havido, segundo a crônica, como verdadeiro fundador da cidade do Trairi.

Nos meados do século XVIII, com a concessão de datas e sesmarias, João Verônica, homem progressista e trabalhador, conseguiu fazer fortuna com o labor agrícola e o pastoreio.

Cansado já da vida do mato, senta moradia, com casa-grande alpendrada, numa nesga de terras situada nas proximidades da barra do rio Trairi.

Com a chegada de colonos, parentes e amigos, João Verônica resolve mandar erguer outras casas para residência de famílias do seu conhecimento e sob sua proteção.

Com pouco tempo estava formado pequeno povoado, onde já se notavam, então, os casarões de Tolentino, Marinheiro, dos Sousas e dos Barbosas, donde, aliás, se originaram famílias numerosas e ilustres.

Fonte

Trairi (CE).

In: ENCICLOPÉDIA dos municípios brasileiros.

Rio de Janeiro: IBGE, 1959.

v.

16.

p.

538-541.

Disponível em: http://biblioteca.

ibge.

gov.

br/visualizacao/livros/liv27295_16.

pdf.

Acesso em: ago.

2015.

Fotos recentes da Cidade de Trairi - CE
Foto da Cidade de Trairi - CEFoto da Cidade de Trairi - CEFoto da Cidade de Trairi - CEFoto da Cidade de Trairi - CE
Últimas Cidades atualizadas pelo Brasil